FANDOM

Mangekyō Sharingan
Símbolo MS Itachi
Kanji 万華鏡写輪眼
Rōmaji Mangekyō Sharingan
Português Literal Olho Copiador Giratório Caleidoscópico
Mídia
Estréia no Anime Episódio 82
Estréia no Game Naruto: Ultimate Ninja 2
Estréia no Filme Naruto Shippūden 3: Herdeiros da Vontade do Fogo
Aparece em Anime, Mangá, Game, Filme e Novela
Descrição
Clã Símbolo Clã Uchiha Clã Uchiha
Símbolo do Clã Ōtsutsuki Clã Ōtsutsuki
Classificação Kekkei Genkai, Dōjutsu
Jutsu
Amaterasu
Amaterasu: Fogo do Envoltório de Chamas
Corte Relâmpago do Kamui Predefinição:Apenas Mangá
Dōjutsu Espaço–Tempo de Sasuke Uchiha Predefinição:Apenas Filme
Dōjutsu Espaço–Tempo de Shin Uchiha Predefinição:Apenas Mangá
Espada de Kagutsuchi
Espada de Totsuka
Espelho de Yata
Flecha de Indra Predefinição:Apenas Mangá
Genjutsu: Mangekyō Sharingan
Kamui
Kamui Shuriken Predefinição:Apenas Mangá
Kotoamatsukami
Liberação de Calor: Auréola Furacão do Jato de Flecha Negra Estilo Zero
Liberação de Chama: Kagutsuchi
Liberação de Chama: Susanoo Kagutsuchi
Liberação de Chama: Yasaka Magatama
Selo de Transcrição: Amaterasu
Selo de Transcrição: Kotoamatsukami
Selo de Transcrição: Izanagi
Susanoo
Susanoo: Chidori Predefinição:Apenas Mangá
Susanoo: Corte Cativo
Susanoo: Esmagar
Susanoo: Tsukumo Predefinição:Apenas Anime
Técnica de Manipulação de Armas
Traje Majestoso: Susanoo
Tengai Shinsei
Tsukuyomi
Valsa da Perturbação Maligna
Yasaka Magatama

O Mangekyō Sharingan (万華鏡写輪眼; Literalmente significa "Olho Copiador Giratório Caleidoscópico"), observado ser os "olhos celestiais que vêem a verdade de toda a criação, sem obstrução" (天壌の理を掌握せし瞳, tenjō no kotowari wo shōaku seshi hitomi),[1] é uma forma avançada do Sharingan, só foi ativado por poucos membros do clã Uchiha.[2] E também por Kakashi Hatake, que não possui sangue Uchiha.[3]

Visão Geral

O Mangekyō Sharingan é despertado através do trauma experimentado a partir da morte de uma pessoa muito próxima do usuário do Sharingan. Com o usuário normalmente tendo que assistir ou experimentar isso em primeira mão, ao longo da história vários Uchiha mataram as pessoas mais próximas a eles, a fim de agilizar este processo.[4] Para obter o Mangekyō Sharingan, é preciso sentir a emoção de perder um amigo ou familiar, como meramente matá-los ou vê-los morrer não sendo suficiente para despertá-lo.

Distingue-se de um Sharingan normal, pela sua aparência, que altera a forma do selo tomoe. Ao contrário do Sharingan, a aparência do Mangekyō Sharingan difere de usuário para usuário com todos os usuários conhecidos do dōjutsu tendo olhos que se assemelham a variações de cataventos; uma forma rara é uma variação conhecida como o "Tomoe Reto" (直巴, Choku Tomoe), que parece conceder fluidez aos movimentos de seu usuário durante a luta.[5]

Izuna e Madara despertam o MS

Izuna e Madara depois de despertarem seus Mangekyō Sharingan.

O Mangekyō Sharingan dá um poder aprimorado para as habilidades genéricas do Sharingan do usuário e cada olho também pode despertar diferentes técnicas poderosas. Alguns usuários despertam a mesma técnica em ambos os olhos, como Obito e Shisui Uchiha. Além disso, um Mangekyō Sharingan pode transferir qualquer uma de suas técnicas para outro olho e ativa-la em determinados momentos com ações pré-programadas, mesmo após a morte do usuário.[6] Pode-se até mesmo transferir toda a essência e os poderes do dōjutsu em outro olho, manifestando-se no referido olho.[7]

O Mangekyō Sharingan consome uma quantidade considerável de chakra, além de causar tensões tanto nos olhos como no corpo do usuário, uma desvantagem que afeta um não-Uchiha ainda mais. O uso prolongado do dōjutsu causa a deterioração da visão do usuário para o ponto de cegueira; um destino cruel para aqueles que se acostumaram com o poder e acuidade visual que ele proporciona.[8] Apenas através do transplante dos olhos de outro Uchiha o usuário pode recuperar sua visão e poderes oculares. Ao transplantar o Mangekyō Sharingan de um Uchiha com fortes laços de sangue com o destinatário — com o ideal sendo um irmão — um Mangekyō Sharingan Eterno (永遠の万華鏡写輪眼, Eien no Mangekyō Sharingan) pode ser criado.[9] Esse processo leva alguns dias para uma recuperação completa,[10][11] e não só restaura permanentemente a visão do destinatário, mas também reforça o seu próprio poder ocular com o do doador, simbolizado pelo aparecimento interligado dos selos tomoe do seu Mangekyō Sharingan. Devido aos problemas de compatibilidade e raridade do Mangekyō Sharingan, nem todos podem obter esses benefícios através do transplante dos olhos de apenas qualquer Uchiha, que tem sido a causa de muitos sacrifícios inúteis ao longo da história do clã Uchiha. Até o dado momento, apenas Madara e Sasuke são conhecidos por terem sido bem sucedidos nessa empreitada.

Madara e Sasuke foram capazes de evoluir os seus respectivos Mangekyō Sharingan Eterno para o Rinnegan.[12] Madara conseguiu após implantar o DNA de Hashirama Senju em si mesmo, embora o dōjutsu só tenha despertado anos após o implante. Sasuke despertou o seu quando Hagoromo Ōtsutsuki deu ao jovem Uchiha seus poderes dōjutsu e metade de seu chakra.[13]

Formas

Mangekyō Sharingan
Mangekyō Sharingan Eterno

Referências

  1. Terceiro Databook, páginas 274-275
  2. Naruto capítulo 224, páginas 7-8
  3. Naruto capítulo 605, página 4
  4. Naruto capítulo 386, página 13
  5. Naruto capítulo 657, página 8
  6. Naruto capítulo 681, página 13
  7. Naruto capítulo 688
  8. Naruto capítulo 385, página 15
  9. Naruto capítulo 386, páginas 7-9
  10. Naruto capítulo 488, página 17
  11. Naruto capítulo 515, página 5
  12. Naruto capítulo 560, página 16
  13. Naruto capítulo 606, página 12

Também no FANDOM

Wiki aleatória