FANDOM


Izaya Uchiha

Izaya Orihara

Izaya Branco

Estreia(s)
Informações
Gênero Símbolo Masculino Masculino
Aniversário 13 de Agosto
Peso Fase I: 42.2 kg-43.5 kg
Fase II: 52.2 kg
Fase III: 69 kg
Fase IV: 72 kg
Altura Fase I: 155 cm
Fase II: 170 cm
Fase III: 184 cm
Fase IV: 187,5 cm
Idade Fase I: 11-12
Fase II: 14-16
Fase III: 18-19
Fase IV: 31-32
T. Sanguíneo AB-
Descrição
Estado Vivo
Ocupação Líder do Clã Uchiha
Capitão da Anbu
Afiliação Símbolo Konohagakure Konohagakure
Clã Símbolo Clã Uchiha Clã Uchiha
Símbolo Clã Senju Clã Senju
Família Kenpachi Uchiha (Pai)
Masaki Senju (Mãe)
Kekkei Genkai Símbolo Sharingan Triplo Sharingan
Símbolo Mangekyo Sharingan Eterno (Filipe) Mangekyō Sharingan Eterno
Símbolo Rinnegan Nove Tomoe Rinnegan Supremo
Símbolo Enton Liberação de Chama
Símbolo Ketsuryūgan Ketsuryūgan
Natureza Símbolo Katon Liberação de Fogo
Símbolo Raiton Liberação de Relâmpago
Símbolo Futon Liberação de Vento
Símbolo Doton Liberação de Terra
Símbolo Suiton Liberação de Água
Símbolo Inton Liberação de Yin
Símbolo Yang Liberação de Yang
Símbolo Yin-Yang Liberação de Yin-Yang
Rank Ninja Fase I: Símbolo Genin Genin - Símbolo Chunin Chūnin
Fase II: Símbolo Jonin Jōnin
Parte III e IV: Símbolo ANBU Anbu
Registro Ninja 013769
Traços Únicos Kekkei Genkai (Ícone) Invocação (Ícone)

Izaya Uchiha (イザヤうちは, Uchiha Izaya) é um dos membros do clã Uchiha de Konohagakure, bem como, um descendente do clã Senju. Ainda muito jovem, ele foi raptado por shinobis de Iwagakure, para ser usado em experiências desumanas, sendo forçado a matar seus próprios pais para que seu Sharingan fosse despertado, o que fez com que Izaya perdesse completamente sua sanidade mental, tornando-se sádico e desenvolvendo psico e sociopatia. Posteriormente, foi resgatado por ninjas de Kohoha e levado de volta a sua vila de origem, onde ele recebeu o devido tratamento psicológico e foi colocado em observação até se recuperar. Entretanto, seus transtornos mentais não o abandonaram. Ele passou a atuar como shinobi ainda muito cedo, pois se formou rapidamente, graças as suas incríveis habilidades.

Personalidade

Quando criança, Izaya era muito gentil, amável e respeitoso com seu todos os membros de seu clã e instrutores. Ele, também, tinha orgulho de ser filho de Masaki e Kenpachi, tendo um forte desejo de lhes igualar e orgulhar, no entanto, desejava que pudesse ser reconhecido por suas próprias habilidades, e não por suas heranças genéticas. Após algum tempo, enquanto submetido a torturas e experiências desumanas, Izaya foi obrigado a omitir suas emoções, sendo posteriormente, forçado a assassinar seus próprios pais, em uma última tentativa dos mesmos de salvar a vida de seu filho. Com isso, Izaya sofreu com drásticas mudanças em sua personalidade, simbolizadas pelo despertar de seu Sharingan.

Após o acontecido, ele acabou desenvolvendo sérios problemas comportamentais, como psicopatia, sociopatia, sadismo e bipolaridade. Geralmente se sentia no direito de praticar homicídios, sentindo prazer no sofrimento alheio. Esse sentimento deu início a uma de suas características: egocentrismo. Depois de passar tanto tempo presenciando de perto como a mente e o corpo humano reagiam aos mais diversos tipos de situação, ele voltou a amar novamente, ainda que sua definição de amor seja muito diferente do que se possa supor, tendo como atração a imprevisibilidade existente nas ações dos seres humanos e, a complexidade e perfeição de sua anatomia.

Quando foi submetido a seções de terapia mental, sendo tratado e observado por médicos especializados, ele conseguiu voltar a si mesmo, embora os seus distúrbios mentais ainda conseguiam manifestar indecência em seus atos. Por isso, ele se tornou extremamente manipulador, sanando seu desejo pela humanidade ao fazer as pessoas passarem por situações extremamente desagradáveis, ou agradáveis, simplesmente para testar suas reações, independentemente das consequências e prejuízos que ele pudesse causar aos outros. Desfruindo de seus conhecimentos aguçados sobre a mente humana, ele obtinha mais facilidade em realizar suas manipulações. Ainda que ele tenha tendência ao descontrole quanto entra em contato, ou mesmo sente o aroma de sangue humano, levando-o a cometer diversas atrocidades como assassinatos cruéis e torturas prolongadas contra seus inimigos e criminosos que ele julgue merecedores.

A maneira como ele age ao redor das pessoas é completamente imprevisível, embora rotineiramente ele aja com muito sarcasmo, mantendo sempre um sorriso sínico em seu rosto. Izaya também era bastante espontâneo, o que muitas vezes o fazia apelidar companheiros ou xingá-los ao público, fazer revelações e demonstrar seu senso de sinceridade. Muitas vezes, devido sua bipolaridade, ele não media suas atitudes, desrespeitando até mesmo o Kage de sua vila, com seu estilo arrogante e egocentrismo alto. Ele gosta de jogar versões distorcidas do Xadrez. Normalmente usando combinações do jogo original, Othello e peças de Shogi, Izaya se diverte individualmente em seu quarto. Muitas vezes, usando tabuleiro como uma representação das batalhas no Mundo Shinobi, transmitindo a ideia de que ele é um espectador dos acontecimentos e, que os controla quando desejar. As regras pelas quais joga também estão além da compreensão, o que parece ser uma metáfora para a maneira como vive sua vida. Entretanto, ele não considera seus jogos em uma representação real do mundo a sua volta como um todo, visto que, geralmente, prefere observar atuações ao invés de controlá-las realmente, ateando fogo em seu tabuleiro num momento de empolgação. Além disso, Izaya aprecia profundamente combates, aparecendo de forma iminente, mesmo não estando diretamente neste, bem como preferir observá-lo ao invés de participar. Quando provocado, no entanto, ele subjuga seu oponente, provando sua superioridade, da mesma forma em que suas análises psicológicas ou seu chakra obscuro colaboram para a paralisação da vítima.

Apesar disto, Izaya possui um lado extremamente sentimental. Ele sente uma profunda falta de seus pais e de sua antiga vida, culpando-se pela morte deles, sendo até os dias atuais, torturado enquanto se coloca ao sono, por seus sonhos do gênero, que o levaram a gradativamente alcançar um estado gravíssimo de insônia, chegando a passar semanas sem cair no sono sequer uma vez. Os seus sonhos e sentimento de culpa costumam aumentar gradativamente quando está sozinho, fazendo-o sentir um imenso ódio por ter se tornado cobaia de experimentos tão desumanos, por ter sido torturado, e obrigado a matar a família que tanto amava com suas próprias mãos, sem que pudesse fazer absolutamente nada. Porém, ao contrário de todos que pensam sobre seus comportamentos irregulares, ele ainda é capaz de formar laços genuínos, oferecendo sua vida para salvar seus companheiros, da mesma forma que os usa em seus planos maliciosos, como visto no incidente com sua sensei, Kuretsa Chinoike, onde ele desenvolveu sentimentos afetivos por ela, e ao descobrir que ela havia se aproximado dele apenas para roubar suas Kekkei Genkai, ele veio a despertar o Mangekyō Sharingan devido ao trauma.

Depois de sua batalha final contra sua ex-sensei, onde saiu profundamente ferido apesar de ter triunfado, ele recebeu um implante de órgãos de Kuretsa, fazendo com que Izaya desenvolvesse novamente um transtorno de dupla personalidade, uma vez ele repugnava a ideia de tê-la como parte de seu corpo, e o "espírito" de Kuretsa, que era na verdade a manifestação dos transtornos de Izaya em sua mente, rejeitava seu corpo como hospedeiro. Isto incentivou com que ele novamente sofresse com alucinações gravíssimas, como o desenvolvimento da personalidade de Kuretsa momentaneamente, atormentando-o de forma a tomar posse de seu corpo e, torná-lo um homicida impiedoso, com um desejo insaciável por sangue e desprovido de qualquer compaixão. Com seus pensamentos conectados aos de sua sensei, suas atitudes se tornavam desumanas, passando a torturar entes próximos e companheiros, assim como realizar hábitos sombrios impulsionados por Kuretsa, como assassinatos desprovidos de racionalidade. Mais tarde, Izaya consegue encontrar uma fórmula de reverter seu estado crítico, curando seu estado mental, bem como amenizar seu desejo assassino, simbolizando a forma em que Izaya aprisionou Kuretsa em seu subconsciente, a impedindo de causar algum mal e, tirou proveito de sua presença para ampliar seus poderes como um todo.

Aparência

Izaya é um ninja relativamente alto e fisicamente apto, de pele clara, com olhos castanhos, e cabelos negros em um corte curto e desgrenhado. Raramente é possível notar alterações de suas expressões faciais, mantendo continuamente o sorriso cínico nos lábios, referenciando ao seu lado manipular e desonesto, mesmo sendo considerado um rapaz muito atraente entre as garotas de sua vila como um todo. Por padronização, seu vestuário consiste em uma blusa preta de mangas longas e decote em V, bem como calças da mesma cor, além de sandálias tradicionais de cano alto, possibilitando a chegada até suas canelas. Da mesma forma, ele usa uma grande jaqueta de inverno preta, aproximadamente com extensão até suas coxas, apresentando um tecido de veludo com penugem em regiões como o capuz, bocal dos pulsos e no limite horizontal da vestimenta. Izaya também usa alguns adornos de prata, como anéis em cada um de dedos indicadores e um colar, que tem como pingente, uma cruz de cabeça para baixo.

Durante algum tempo, Izaya sofreu alguns efeitos colaterais pela instabilidade de seu corpo, que apesar de possibilitar o domínio total do espírito de Kuretsa e seus poderes, sua taxa de melanina no corpo fora reduzida drasticamente, se tornando quase nula, adquirindo um tom albino muito profundo em toda a sua pele e cabelos, tal como seus olhos se tornaram vermelho sangue e suas unhas passaram a ser negras.

História

Passado

Izaya nasceu como o primogênito e único filho de Masaki Senju e Kenpachi Uchiha — dois dos maiores e mais habilidosos shinobi de Konoha —, considerados como grandes heróis do Mundo Ninja. Quando criança, Izaya cresceu sob a sombra de seus pais, e tendo que conviver com as expectativas que todos tinham sobre suas habilidades, dado as suas heranças genéticas. Graças a isso, ele passava boa parte de seu tempo se dedicando a intensos treinamentos, com o pensamento de se elevar mais que seus pais, a fim de dar orgulho aos últimos, e não decepcionar as pessoas. Contudo, ele ainda desejava que o reconhecessem por suas próprias habilidades, e não por sua reputação hereditária. Com o tempo, a sua dedicação aos treinamentos e conhecimento o fizeram com que seu tempo na Academia se tornasse realmente curto, uma vez que Izaya recebia notas elevadas o suficiente para aprová-lo para uma posição maior. Seus pais eram muito amorosos consigo, mesmo tendo inúmeros imprevistos com sua vida social e status na vila. Sempre que necessário eles se dedicavam a saúde e educação de Izaya, o induzindo a receber muitas sensações boas na vida. Naturalmente, isso fez com que este desenvolvesse um enorme sentimento de amor, carinho e afeto com os todos, principalmente com sua família. 

Em uma trágica noite, um batalhão com aparentemente cerca de oitenta — dos melhores shinobi da Iwagakure — se infiltrou furtivamente em Konoha, com o objetivo de capturar alguns membros dos mais poderosos clãs nativos, e leva-los até sua vila para a realização de pesquisas médicas e interrogatórios. Desse modo, no dia da invasão, alguns dos infiltradores conseguiram adentrar no distrito em que Izaya e sua família residiam, entretanto, não foram capazes de fazê-lo sem que fossem interceptados por Masaki e Kenpachi, que iniciaram uma batalha para garantir a segurança de seu filho. Seus inimigos foram eliminados com rapidez e facilidade, entretanto, mesmo apressando-se para retornar á sua casa, não foram capazes de impedir que Izaya fosse capturado e mantido como refém por outro grupo de shinobi. Forçados á se renderem, Masaki e Kenpachi foram derrubados e tiveram seu chakra neutralizado através de Kinkojutsu, enquanto Izaya apenas chorava e assistia impotente, antes de também ser levado à inconsciência.

Quando recobrou os sentidos, Izaya estava preso por grossas correntes e grilhões de ferro, sendo mantido, junto com alguns outros ninjas de Konoha, em um antigo hospital abandonado, repleto de sangue e com pouquíssima iluminação. Logo, diversos shinobi, médicos e cientistas, adentraram o cativeiro, dando início a um longo, cruel e desumano processo de exames, interrogatórios, torturas e experiências, com o objetivo de descobrir o máximo de informações possível sobre Konoha, e conhecer os segredos por trás das incríveis habilidades concedidas a alguns por sua genética. Izaya foi submetido a esse tratamento hediondo durante semanas, durante o qual, desenvolveu graves problemas psicológicos. Após ser constatado pelos cientistas de Iwagakure que o Sharingan de Izaya ainda não havia sido despertado, algo que era de suma importância para o sucesso dos experimentos, ele foi retirado de sua cela e levado até outra parte do hospital, onde, para sua surpresa e tristeza, estavam Masaki e Kenpachi, em um estado igualmente deplorável, incapazes até mesmo de andar, muito mais magros e cobertos de feridas, com Kenpachi desprovido de seus globos oculares, que lhe foram removidos das orbitas. Ao presenciar essa cena, Izaya chorou ao lado de seus pais, lamentando não poder fazer nada para ajudar sua família naquele momento.

Desejando o Sharingan de Izaya e decididos a descartar duas de suas cobaias, que já haviam atingido seu potência máximo nas pesquisas, os shinobi arremessaram duas kunai para o menino, ordenando-o a matar seus pais, caso contrário, ele também morreria. Izaya ficou completamente imóvel ao ouvir essas palavras, paralisado pelo medo, entretanto, como um último esforço para salvar a vida de seu filho, Masaki e Kenpachi pegaram as duas lâminas e puseram em suas mãos, declararam seu amor a seu filho e um e um ao outro, deram-lhe conselhos para o futuro, pediram-lhe perdão por todo o sofrimento que ele iria passar, e como seu ato final, seguraram-lhe pelas mãos e fizeram com que seu próprio filho tirasse suas vidas.

Ter matado sua própria família, levou todos os distúrbios desenvolvidos por Izaya ao longo do processo de torturas atingisse seu ápice, simbolizado pela aquisição do Sharingan em ambos os olhos, sua mente foi consumida por uma sede insaciável de sangue e um desejo incontrolável de vingança, que o levaram a assassinar de maneira brutal e impiedosa, todos shinobi daquela instalação. Tamanha era sua loucura, que mesmo não tendo nem ao menos completado seu treinamento ninja, Izaya decapitou, desmembrou e esviscerou inúmeros Jōnin sem a menor excitação, mesmo quando eles imploraram por misericórdia.

Quanto todo aquele massacre finalmente acabou, Izaya caiu no chão, consenciente, porém incapaz de se mover devido ao extremo esforço físico, demonstrando sua incurável insanidade no momento em que começou a gargalhar, enquanto deitado em uma grande poça de sangue, ao lado de pilhas de cadáveres e pedaços de corpos humanos, onde ficou durante um período indeterminado de tempo, até que um dos grupos formados por shinobi de Konoha, enviados para investigar os raptos ocorridos anteriormente, encontrou seu cativeiro. Izaya, ainda no auge de seus transtornos, atacou-os sorrateiramente logo que adentraram o local, tendo matado alguns deles a sangue frio, antes de finalmente ser contido e reconhece-los como seus aliados. Após isso, Izaya foi levado de volta a Konoha pelo restante da equipe, ainda atônita com a descoberta do quê havia acontecido ocorrido naquele local e o que aquela criança havia se tornado, onde foi imediatamente encaminhado para um centro psicológico situado nas extremidades leste da vila, onde recebeu tratamento médico e psiquiátrico. Sendo colocado em isolamento e sob vigilância constante durante alguns anos, por ordem direta do Hokage, Izaya voltou a atuar como ninja, ainda que levasse feridas passadas e memórias amaldiçoadas que jamais poderiam cicatrizar-se.

Habilidades

Proveniente dos dois clãs mais poderosos e respeitados de toda a história de Konohagakure, Izaya desde sua infância foi considerado um gênio natural, dotado de um talento não visto por décadas, tanto entre o clã Uchiha quanto entre o clã Senju, demonstrando grande proficiência em todos os principais conjuntos de habilidades shinobi, conforme evidenciado no genocídio brutal que cometeu sozinho contra ninjas da elite de Iwagakure após despertar seu Sharingan, ainda que não tivesse nem ao menos concluído seu treinamento na Academia, resultando em uma aprovação precoce e uma rápida ascensão na hierarquia do Mundo Shinobi. Ainda em sua infância, Izaya por inúmeras vezes foi comparado á outros indivíduos prodigiosos, que posteriormente se tornaram alguns dos shinobi mais poderosos e respeitados da história, sendo reconhecido por ter potencial para facilmente supera-los ainda em sua juventude. No decorrer de sua vida como um ninja, Izaya manteve suas habilidades em constante aperfeiçoamento, tendo superado todas as expectativas a seu respeito, tornando-se capaz de derrotar um exército com milhares de ninjas sem demonstrar esforço algum, provando-se uma grande ameaça para adversários tão poderosos e experientes em batalhas quanto os cinco Kage e as nove bestas com caudas, tendo subjugado muitos destes em momentos diferentes, feitos estes que lhe renderam respeito de todos os Cinco Grandes Países Shinobi, que temeram o perigo que Izaya representava enquanto sofria com seus transtornos com a personalidade de Kuretsa Chinoike. Izaya sempre foi dotado de elevadas reservas de um chakra extremamente poderoso, descrito por aqueles que o presenciam como "macabro, fúnebre e brutal", notado com uma coloração profundamente escurecida, que pode afetar suas técnicas da Liberação de Fogo e Relâmpago, bem como, carregar seus sentimentos obscuros, capazes de, até mesmo, paralisar vários alvos ao mesmo tempo, sem a necessidade de ninjutsu ou genjutsu.

Proezas de Chakra

Atribuído á sua raríssima combinação genética, Izaya detém gigantescas reservas de um chakra extremamente poderoso, que lhe permitiram, ainda aos seis anos de idade, utilizar a técnica de Liberação de Fogo assinatura de seu clã, algo que Kuretsa muito apreciou, dado o desenvolvimento de chakra necessário. Seus níveis de chakra mantiveram uma drástica e constante crescente ao longo do tempo, o que lhe concedeu a invocação de centenas de corvos simultaneamente e execução de inúmeras técnicas de altíssimo nível. Posteriormente, com o despertar de seu Mangekyō Sharingan, essa quantidade elevou-se ainda mais, uma vez que mesmo quando usado repetidamente, em conjunto com outras técnicas que também consumiam chakra demasiado, não foi o suficiente para drenar completamente o chakra de Izaya, que ministrou um confronto contra sua mestra durante dias, assim como uma manteve uma grande série de batalhas consecutivas, contra oponentes de incrível poder, antes de finalmente sucumbir à cegueira e exaustão. Após transplantar para si mesmo os olhos de Kenpachi, suas reservas de chakra novamente receberam um incremento significativo, visto após isso, por inúmeras vezes, foram consideradas equivalentes as das próprias bestas com caudas, como demonstrado na ocasião em que enfrentou um exército com milhares de shinobi, durante semanas, sem que demonstrasse sinais visíveis de desgaste, mesmo com o uso contínuo de técnicas devastadoras, que anteriormente, zerariam uma parte considerável de seu estoque.

Uma elevadíssima qualidade sempre foi apresentada pelo chakra de Izaya, reconhecida como excepcional, tanto pelos mestre dos clã Uchiha, quanto pelos do clã Senju, que após testemunharem e paralisarem-se perante seus poderes plenamente liberados e sua Intenção Assassina, evidenciaram sua coloração profundamente escurecida, com aspectos sombrios decorrentes de seus distúrbios psicológicos e transformações comportamentais, adquiridas após o mesmo ter sido alvo de inúmeros experimentos médicos e forçado a matar seus próprios pais. Através dos longos e intensos treinamentos aos quais se submeteu ao longo de sua vida, Izaya desenvolveu e aprimorou um controle de chakra de altíssimo nível, dado a escassez ou inexistência de selos de mão, que podem ser executados com apenas uma de seus mãos, utilizados na realização de um grande número de técnicas de absurdo poder, algumas inclusive, que tiveram seu uso e ensinamento proibido a centenas de anos, sendo esquecidas com o passar do tempo. Tamanho é seu controle e conhecimento sobre a natureza do chakra, que mesmo jamais tendo recebido qualquer treinamento em Senjutsu, pode não apenas sentir toda a Energia Natural ao seu redor, mas também absorver chakra do Modo Sábio e técnicas nas quais este foi agregado, sem sofrer com nenhum dos efeitos adversos que isto pode causar.

Enquanto em sua maturidade, Izaya adquiriu acesso a uma grande quantidade do poderoso Chakra dos Seis Caminhos, que posteriormente, foi assimilado á suas próprias reservas e passou a ser gerado em seu próprio corpo, concedendo-lhe um aumento extraordinário em seus níveis de chakra, e acesso a um poder muito além da compreensão, suficiente para que mesmo alguns dos maiores e mais poderosos ninjas da história, lutando lado a lado, não representem sequer uma mínima ameaça para ele. Com a aquisição deste chakra milenar, Izaya elevou drasticamente a potência e eficácia de todas as suas técnicas, como pode ser evidenciado por seu Chidori, que mesmo sendo baseado em ataques perfurantes, tornou-se bastante para destruir gigantescos fragmentos de um Chibaku Tensei, com facilidade.

Taijutsu

Ainda que não aprecie combates corpo a corpo, evitando-os sempre que possível, Izaya sempre demonstrou grandes talentos na arte do taijutsu, notados ainda em sua infância, como quando foi capaz de surpreender Kuretsa Chinoike com uma súbita sequência de ataques, ou mais evidentemente, na ocasião em que assassinou um grande grupo de ninjas da elite de Iwagakure. Graças aos diversos treinamentos aos quais foi submetido por sua mestra e as habilidades concedidas por seu Sharingan, Izaya se tornou altamente especializado no uso taijutsu, assimilando diversas técnicas de luta de alguns dos maiores mestres do Mundo Shinobi, as quais posteriormente combinou um estilo único de combate, baseado nos interesses de seu criador durante uma batalha, assim como em seus conhecimentos e capacitações físicas, sendo caracterizado ofensivamente por ataques e contra-ataques de extrema potência e velocidade, realizados em pontos específicos do corpo do oponente, esmagando ou causando a falência de seus órgãos internos com apenas um golpe, e defensivamente, por esquivas e movimentos fluidos que visam redirecionar a força dos ataques do adversário e usa-la contra ele. Por inúmeras vezes, Izaya comprovou a eficiência de sua técnica de combate, utilizando-a para subjugar inimigos tão poderosos quanto alguns dos cinco Kage, mesmo quando sofria com uma grave debilidade física, bem como, para combater um exército de milhares de shinobi, eliminando grande parte deles, enquanto evitava com muita facilidade as gigantescas barragens de ataques que vinham por todas as direções.

Dentre as elevadas capacidades físicas que Izaya apresenta desde sua infância, sua velocidade foi o que mais lhe rendeu destaque e elogios durante sua vida, mostrando-se sempre muito precocemente desenvolvida, como na ocasião em que despertou seu Sharingan, onde mesmo sem nunca ter recebido treinamento real em taijutsu, foi capaz de eliminar dezenas de ninjas de alto nível vindos de Iwagakure. Durante longos anos de treinamento, Izaya ampliou drasticamente seus níveis de velocidade, deslocando-se com tamanha rapidez, que mesmo um grande exército de shinobi sucumbiu rapidamente perante suas habilidades, assim como, usuários muito bem versados dos Espelhos Demoníacos de Cristais de Gelo, aclamados por supostamente se moverem na velocidade da luz, não foram capazes de sequer evitar seus ataques, falhando na tarefa de atingi-lo ao menos uma única vez. Além disso, Izaya não pôde ter sua movimentação acompanhada nem mesmo quando combateu adversários experientes no uso do Modo Sábio e do Mangekyō Sharingan. Suas capacidades físicas aliadas á seus poderes oculares, em alguns casos até sua maestria com a Técnica de Cintilação Corporal, permitiram que por diversas vezes, Izaya enfrentasse em um impasse e quase sempre subjugasse oponentes tidos como alguns dos mais velozes ninjas que já existiram, capazes de manipular o espaço-tempo para atacar instantaneamente; ou usar a eletricidade para estimular o sistema nervoso e desferir golpes com a máxima velocidade; usuários do Modo Sábio dos Seis Caminhos e até mesmo de alguns dos Oito Portões, capazes de aplicar socos incendiados pelo puro atrito, ou que causavam uma poderosa explosão com a pressão do ar.

Ainda seguindo demonstrando seu desprezo por combates físicos, Izaya nunca preocupou-se em desenvolver seu vigor, entretanto, viu-se forçado a fazê-lo em diversos de sua vida, tendo, por meio de intensivos treinamentos, elevado drasticamente seus níveis de força bruta, tornando-se capaz de esmagar gigantescas formações geológicas com apenas um ataque, equiparando-se a usuários magistrais do Punho Adamantino, tendo inclusive rachado as costelas do Susanoo com um de seus ataques mais poderosos, ainda que tenha fraturado alguns dos ossos de sua mão no processo. Izaya também atingiu um grande desenvolvimento em sua resistência geral, como visto quando manteve um duradouro combate contra um grande exército de shinobi sem demonstrar nenhum cansaço físico, tendo também suportado uma série consecutiva de ataques físicos realizados pelas próprias bestas com caudas, e mesmo quando em um um estado de quase cegueira, com graves fraturas e lesões, e visivelmente exausto, ele ainda teve energia suficiente para lutar contra diversos ninjas de altíssimo nível, ainda utilizando-se de alguns de seus jutsus mais básicos, tais como o Chidori. Além de ter se tornado completamente tolerante a dor após ter sofrido um longo e contínuo processo de torturas, visto que não hesita de maneira alguma em auto mutilar-se ou em ser atingido por quaisquer tipo de ataques, tendo seus pulmões e estômago brutalmente perfurados por Kuretsa, mas não interrompendo sua investida contra ela, bem como, arrancado seus próprios olhos das orbitas em meio a uma batalha, para implantar um novo Mangekyō Sharingan.

Bukijutsu

Izaya é extremamente bem versado no uso geral de todas ferramentas ninjas, especialmente quando trata-se de lâminas, as quais pode infundir com seu chakra obscuro, não apenas estendendo seu alcance para muito além de sua estrutura física, mas também, elevando drasticamente seu poder de corte, que torna-se suficiente para atravessar rocha sólida e metal maciço como se simplesmente não existissem, como evidenciado mais claramente no uso de suas Lâminas de Chakra. Entretanto, condizente com sua natureza peculiar e imprevisível, sempre mostrou preferência, e optou por especializar-se o uso de armas extremamente não-ortodoxas: karambit e canivetes, os quais sempre mantem uma grande quantidade consigo, não apenas em seus pergaminhos, mas também ocultos sob suas vestimentas, aumentando drasticamente a velocidade com que é capaz de saca-los para o combate. Sua técnica enquanto empunhando essas lâminas é magistral, baseada em ataques e contra-ataques letais, de extrema velocidade, capazes de perfurar e lacerar diversas vezes o corpo de um oponente, em um piscar de olhos, sendo elas, suas principais ferramentas em combate, com as quais, combateu e eliminou por completo um exército com centenas de shinobi, bem como, derrotou um grande grupo de samurais de altíssimo nível. Izaya pode empunhá-los de maneira ambidestra sem comprometer sua eficiência em combate, usando um aperto normal ou reverso, dispondo assim de inúmeras técnicas a serem utilizadas, tando para atacar quanto para se defender, podendo até mesmo usar vários deles simultaneamente, sobrecarregando seus oponentes com uma torrente de ataques em altíssima velocidade, inibindo até mesmo a capacidade de previsão de movimentos de usuário do Sharingan. Além de recorrentemente, utiliza-los como um projétil de médio alcance com grande precisão.

Kenjutsu

Como um dos capitães da Anbu de Konoha, Izaya se tornou um mestre altamente qualificado no uso de kenjutsu, utilizando seu Sharingan para assimilar os estilos de esgrima de alguns dos maiores e mais habilidosos espadachins do Mundo Shinobi, e uni-los em uma mortal e versátil técnica de combate, criada com o intuito de eliminar a maior quantidade de alvos possíveis, baseado-se nos conhecimentos avançados de seu criador sobre a anatomia e o funcionamento do organismo humano, bem como suas elevadas capacidades físicas, para realizar ataques de altíssima potência e velocidade, com uma precisão cirúrgica, visando impedir qualquer reação do oponente e assassina-lo com apenas um único corte, geralmente através da decapitação, desmembramento, ou profundas lacerações. Sua magistral habilidade com as lâminas, lhe permite empunha-las de maneira ambidestra, com um aperto normal ou reverso, e aplicar seu estilo de luta em quase todos os tipos de espadas — das quais mantem uma boa quantidade consigo através de fūinjutsu, todas com lâminas negras e não-reflexivas, que após Izaya descobrir o laboratório de Kuretsa, foram embebidas com a neurotoxina alucinógena de ação irrefreável e imediata que o mesmo descobrir como produzir, causando uma morte rápida, porém extremamente dolorosa para suas vítimas — bem como, permitiram-lhe combater um exército de centenas de shinobi, tornando inútil a tentativa de usar ninjutsu contra ele, uma vez que é capaz de matar um adversário no curto período de tempo necessário para fazer selos de mão, tendo posteriormente, recebido elogios do próprio líder dos samurais, após ter facilmente eliminado seu esquadrão de elite e subjugado-o em batalha, apesar de suas dezenas de anos de experiencia com kenjutsu. Além disso, Izaya também pode usar suas espadas como projéteis de médio alcance não ortodoxos, como forma de surpreender seus adversários.

Shurikenjutsu

Como muitos outros membros de seu clã, Izaya se especializou e era muito avançado com shurikenjutsu, tornando-se extremamente bem versado no uso dessa técnica, que não é nem mesmo seu principal estilo de combate. Mesmo em sua juventude, Izaya conseguia acertar perfeitamente um intrincado conjunto de oito alvos, um dos quais ficava escondido em um ponto cego, rebatendo com precisão uma kunai sobre a outra para garantir que atingiu o alvo. Sua velocidade de arremesso é sem precedentes, o suficiente rebater as perfeitamente todas as armas lançadas contra si por um grupo de dezenas de ninjas com uma extrema perícia e habilidade no uso de shurikenjutsu, sendo igualmente habilidoso com kunai, sendo capaz de usa-las para combater e derrotar efetivamente até mesmo alguns samurais consideravelmente poderosos. Taticamente, Izaya revestiu todas as armas que carrega consigo com o veneno mortal que descobriu no laboratório de Kuretsa, causando uma morte rápida, porém dolorosa a quem for atingido por seus projéteis; pode usar técnicas como esconder uma segunda shuriken na sombra da primeira; controlar o caminho delas usando cordas de arame para iludir um adversário; realizar um ataque furtivo ao equipar as lâminas para se desprenderem e lançá-las em direções distintas; bem como, mantem uma enorme quantidade desses armas nas partes internas das mangas de seu casaco através de um selo especial, e armazenadas dentro da dimensão do Kamui, fazendo com que possa acessa-las em qualquer lugar, aumentando ainda mais seu estoque e velocidade de lançamento, podendo, além disso, replicar suas shuriken usando ninjutsu

Kusarigamajutsu 

Ainda em sua infância, Izaya apresentou muito interesse na utilização de foices como ferramentas de combate, posteriormente, passando a portar uma grande variedade de Kama e Kusarigama através do uso de fūinjutsu, todas com suas lâminas negras, que mais tarde foram revestidas com a neurotoxina encontrada no antigo laboratório de Kuretsa, que causa alucinações e uma morte rápida, porém extremamente dolorosa a todos que forem atingidos por seus ataques. As habilidades de Izaya ao empunhar essas armas foi gradativamente aumentando conforme sua idade avançou, utilizando-as como perfeitas armas de assassinato, capazes de atuar tanto na defesa quanto na ofensiva, podendo decapitar ou desmembrar seus inimigos com muita facilidade. Enquanto faz uso das foices ligadas á correntes, tende a realizar golpes brutais, tanto a curtas como a longas distâncias, girando-as em altíssima velocidade para eliminar dezenas de inimigos de uma única vez, e arremessando-as em seus oponentes, ao invés de simplesmente tentar apunhala-los, usando suas correntes para orientar a trajetória da arma com exatidão, tornando extremamente difícil a tarefa de prever o local que seus ataques atingirão, sendo quase impossível para shinobi comuns evita-los. Foices maiores, não equipadas com correntes, também são utilizadas por Izaya, entretanto, limitadas aos combates corpo-a-corpo, atuando de maneira extremamente eficiente nestes últimos, uma vez que seu peso elevado possibilita ataques muito mais devastadores, capazes de destruir grandes monolítos de rocha sólida e dividir ao meio o corpo de uma pessoa, mas graças ás capacidades físicas do Izaya, ainda são empunhadas com uma elevadíssima destreza, precisião e velocidade, desencadeando uma poderosa barragem de golpes em um piscar de olhos.

Genjutsu

Consistente com sua natureza esguia e manipuladora, Izaya se tornou um dos maiores especialistas com genjutsu da história, com técnicas que são em sua maioria, derivadas do Sharingan e do Mangekyō Sharingan, envolvendo corvos em quase todas as ocasiões, que podem ser iniciadas apenas com o mais breve contato visual. Suas ilusões podem hipnotizar facilmente seus alvos para restringir seus movimentos, vasculhar as suas memórias ou aplicar alucinações enganosas extremamente chocantes, tão perfeitas que até mesmo os alvos que tinham alto conhecimento nessa área não percebiam de imediato que tinham caído nas em suas presas. Combatendo contra outros usuários experientes de genjutsu, graças a seu treinamento, seus olhos são capazes de dissipar ilusões até mais poderosas do que as que ele mesmo consegue aplicar, podendo também refletir as técnicas dos inimigos contra eles, e caso seus oponentes tentem evitar contato visual, Izaya pode lançar ilusões apenas por apontar para seus alvos, bem como, se seus adversários também forem portadores de dōjutsu, ele pode aprisiona-los em uma escuridão perpétua, anulando completamente seus poderes visuais. Além de criar ilusões básicas, Izaya podia usar esse tipo de jutsu para compartilhar informações ou desativar psicologicamente um adversário, usando até mesmo técnicas de baixo nível para subjugar indivíduos muito bem versados em genjutsu, o que lhe permitia acabar com a luta antes mesmo dela começar. De acordo com a Elite dos Ninjas Sensores, ele era a única pessoa que poderia usar seu genjutsu para assumir o controle de outros indivíduos fora da faixa de detecção até mesmo da Divisão de Sensores.

Ninjutsu

Técnica dos Clones das Sombras

Izaya aprendeu ainda muito jovem e se tornou proficiente na Técnica dos Clones das Sombras, técnica que sempre utilizada por ele com fins táticos, como exploração de território, ataques furtivos, ou para avaliar as habilidades de combate de um oponente sem se expor, raramente os utilizando simplesmente para sobrecarregar os números no campo de batalha. Apesar da maioria dos ninjas se preocupar e ser cauteloso no uso dessa técnica devido ao gasto excessivo de chakra, as imensas reservas de Izaya lhe permitem lidar com a criação de diversos clones, ainda retendo uma quantidade grande chakra em cada um deles, suficiente para que cada um deles utilize o Susanoo. Após conseguir acesso ao Chakra dos Seis Caminhos, os clones de Izaya tornaram-se capazes de enfrentar as sombras criadas pelo Limbo, e poderosas o bastante para subjuga-las.

Técnica de Invocação

Durante algum momento de sua adolescência, Izaya fez um contrato com os corvos que lhe permite invocar grandes bandos dessas aves para ajuda-lo em batalha, não apenas os fazendo circundar seus adversários, como forma de distrai-los e obscurecer seu campo de visão, mas também utilizando-os em conjunto com suas técnicas de genjutsu e ninjutsu, controlando-os com gestos de mão e fazendo com que os corvos se multipliquem em altíssima velocidade, podendo também integra-los em clones de si mesmo que se dispersam após receberem ataques dos oponentes. Além disso, após ter substituído seus olhos originais pelos de seu pai para adquirir o Mangekyō Sharingan Eterno e ter descoberto a localização do antigo laboratório de Kuretsa, Izaya implantou seus globos oculares originais e os das cobaias de sua ex-sensei em alguns de seus corvos, com o objetivo de preserva-los e mante-los sempre acessíveis, para que posteriormente, pudessem ser transplantados para si mesmo em uma situação onde fossem necessários. Após algum tempo, Izaya desenvolveu fūinjutsu em cada um dos Mangekyō Sharingan de seus corvos, possibilitando que ao seu comando, as habilidades únicas de seus olhos fossem ativadas, fazendo com que todas estejam lhe estejam disponíveis, sem a necessidade de transplantes.

Transformação da Natureza

Izaya é um dos poucos shinobi da história que é capaz de utilizar todas as cinco transformações da natureza, bem como a Liberação de Yin-Yang. Nascido como um membro do clã Uchiha, Izaya tem uma aptidão natural para com a Liberação de Fogo, tendo atingido uma maestria muito precoce em técnicas dessa natureza, visto que dominou a técnica do rito de passagem de seu clã ainda aos seis anos de idade, impressionando até mesmo Kuretsa Chinoike com tal feito, uma vez que segundo ela, mesmo um genin geralmente precisa de muito mais experiência e desenvolvimento de chakra para executar técnicas elementais. Conforme avançava para á idade adulta, o tamanho e o poder das chamas de Izaya aumentaram drasticamente, permitindo a projeção de chamas capazes de reduzir um alvo a cinzas com o mais breve contato, assumindo inúmeras formas, como um intenso fluxo de chamas, um dragão de fogo, uma enorme barragem de cabeças flamejantes de dragões, uma gigantesca parede de chamas, chuvas de grandes bolas de fogo, assim como, enquanto utilizando um dos Mangekyō Sharingan das cobaias de Kuretsa, um poderoso turbilhão de chamas. Além disso, Izaya pode cobrir grandes extensões de um campo de batalha com espessas nuvens de cinzas ou pólvora, que causam graves queimaduras com o contato e podem atuar como uma cortina de fumaça, ou mesmo inflamadas em uma explosão devastadora, causando danos intensos, bem como, pode combinar suas técnicas de fogo com suas armas, infundindo suas shuriken com chamas para aumentar sua letalidade e guiando rajadas de fogo por cordas de arame.

Após ter apossado-se das cobaias de sua ex-sensei em suas pesquisas sore o Mangekyō Sharingan Eterno, Izaya adquiriu acesso a uma variação muito mais poderosa da poderosa da Liberação de Fogo, batizada por ele como "Liberação de Chama", que lhe permite desencadear uma onda de chamas negras inextinguível, bem como moldá-las e controlar seus movimentos. Essas chamas negras podem ser infundidas no Chidori ou em qualquer outra das técnicas da Liberação de Relâmpago de Izaya par aumentar ainda mais sua letalidade, bem como utilizadas em conjunto com seu Susanoo, revestindo-o para ampliar suas capacidades defensivas, criando espadas e flechas de Amaterasu capazes de perfurar e incinerar até mesmo uma Besta com Cauda, e gerando uma enxurrada de magatama de Amaterasu para lidar com vários inimigos simultaneamente.

Izaya também tem uma afinidade natural para com a Liberação de Relâmpago, a qual ele tem usado extensivamente e masterizado durante anos, atingindo um altíssimo nível de maestria e dispondo de uma gigantesca variedade de técnicas baseadas neste elemento, como um clone infundido com relâmpago, e um cachorro capaz de perseguir um alvo, podendo também revestir suas armas com raios par aumentar seu poder de corte ao extremo, possibilitando transpassar metal sólido e entorpecer os músculos daqueles que forem cortados. Ainda muito jovem, Izaya foi capaz de dominar o uso do Chidori, utilizando ataques perfurantes capazes de assassinar uma pessoas com facilidade, ou ao menos causar graves ferimentos, embora inicialmente, só pudesse ser usado três vezes por dia, limitação essa que deixou de existir após um intenso treinamento, que desenvolveu drasticamente o chakra relâmpago de Izaya, possibilitando a criação de muitas novas técnicas derivadas de seu Chidori, resultando em elogios vindos do próprio Raikage, recebidos por ter atravessado seu Modo de Chakra de Liberação de Relâmpago. Outra das técnicas originais de Izaya é o Kirin, que além de ser poderoso o suficiente para destruir uma montanha e romper as defesas de um Susanoo, usa raios naturais para ser formado, permitindo que Izaya faça uso dessa técnica mesmo quando suas reservas de chakra estiverem esgotadas. Mais tarde, seu uso do Chidori foi refinado para um jutsu muito mais poderoso: o Corte Relâmpago, que assim como seu antecessor, teve diversas variações, como uma corrente de relâmpagos criada em conjunto com um clone das sombras, aumentando sua força e alcance a um nível onde é possível até mesmo os braços de chakra de um jinchūriki na "versão 2", e que caso utilizada em conjunto com um dos Mangekyō Sharingan encontrados no laboratório de Kuretsa, se torna uma técnica indefensável. Além também conhecer os segredos da técnica do Relâmpago Negro, podendo usar esse pode para criar uma pantera de relâmpagos, que pode imobilizar e matar vários inimigos de uma única vez.

Depois de adquirir e dominar o Chakra dos Seis Caminhos, Izaya passou a infundi-lo em suas Transformações da Natureza, elevando sua potência e eficácia de maneira absurda, como pode ser notado através de seu Chidori e Corte Relâmpago, que ao serem realizados com este poder, adquirem uma coloração negra, e mesmo que fundamentalmente baseados em perfurações, tornam-se capazes de obliterar gigantescos fragmentos de um satélite natural. Além disso, Izaya também pode manipular todas as duas naturezas de chakra e realizar suas técnicas através de seu Susanoo, aumentando seu poder de maneira ainda mais drástica. 

Persepção Sensorial

Mesmo quando criança, Izaya era um sensor talentoso e adepto, podendo detectar assinaturas de chakra com extrema facilidade, rastreando seus alvos com altíssima precisão e reconhecendo genjutsu em poucos instantes, mesmo quando encontrava-se a grandes distâncias, posteriormente, refinando suas habilidades sensoriais ao ponto onde era possível determinar as naturezas elementais de uma pessoa, suas Kekkei Genkai, sua vila de origem e o clã a qual pertence. Com o avanço de sua idade e experiência adquirida no uso desta técnica, Izaya tornou-se capaz de antecipar o uso de quase qualquer ninjutsu, observando a movimentação e concentração de chakra pelo corpo de um shinobi, bem como, foi capaz de manter um combate com inimigos extremamente perigosos, notados por sua extrema rapidez em batalha, ainda que em um estado de total e absoluta cegueira, identificando as posições corporais de seus de seus oponentes, e evitando seus ataques de altíssima velocidade, através de sensações, mesmo aqueles que são efetivamente instantâneos, como o Corte do Deus Voador do Trovão.

Dōjutsu

Sharingan

Izaya é um dos seletos membros do clã Uchiha que conseguiu acessar os poderes do Sharingan, despertando-o aos nove anos de idade, com dois tomoe em cada olho, após ser forçado por ninjas de Iwagakure á assassinar seus próprios pais. Posteriormente, devido a intendo treinamento, ambos os olhos de Izaya atingiram a plena maturidade com três tomoe, tendo também tornado-se capaz de manter seu Sharingan quase constantemente ativado, com drenagem mínima sobre suas reservas de chakra, mesmo quando utilizado contra adversários extremamente poderosos, por períodos de tempo extremamente prolongados.

Este dōjutsu concede a Izaya múltiplos poderes visuais reforçados, como uma absoluta clareza de percepção, que lhe permite observar tudo dentro de se campo de visão nos mínimos detalhes, contemplar claramente e diferenciar formas de fluxos de chakra, reconhecendo os efeitos de genjutsu com facilidade, bem como prever com precisão e imitar perfeitamente todos os movimentos de uma pessoa, copiando suas técnicas e adicionando-as perpetuamente para seu próprio arsenal, desde que esteja fisicamente condicionado a usá-las, ou então ele corre o risco de forçar muito o seu corpo. Com seu Sharingan, Izaya também pode criar uma infinidade de ilusões extremamente poderosas, necessitando apenas do mais breve contato visual com seus alvos, para induzir-lhes alucinações como forma de tortura, para engana-los, ou mesmo para que desmaiem ou mantenham-se paralisados. Além de genjutsu padrão, Izaya também dispõe de duas técnicas muito mais avançadas, que alteram ou decidem o próprio destino, e que tiveram seu uso abolido a muito tempo pelo clã Uchiha: o Izanagi, que temporariamente transformar seu corpo em uma ilusão física, negando qualquer ferimento ou lesão que ele venha a receber de um adversário, e também seu homólogo, o Izanami, um genjusu do mais alto grau, que usa sensações compartilhadas pelo usuário e o alvo, para criar um ciclo infinito de eventos que aprisiona a consciência do oponente.

Mangekyō Sharingan

Símbolo Mangekyo Sharingan (Filipe)

O Mangekyō Sharingan de Izaya

Izaya despertou seu Mangekyō Sharingan após descobrir os verdadeiros objetivos de Kuretsa, que se aproximou e o traiu para roubar suas Kekkei Genkai. O tomoe do Mangekyō de Izaya se propaga e converge ao longo da borda de suas íris, assumindo um padrão curvo próximo a uma shuriken com quebras de espaços em seus vértices. Seus eixos recebem um modelo seguinte a seus vértices principais, se assemelhando, ao mesmo tempo, a um cata-vento. A sua pupila se concentra dentro da parte medular do padrão ocular.

Tendo despertado os poderes em ambos os Mangekyō Sharingan, Izaya se tornou um dos poucos Uchiha capazes de manifestar um Susanoo de coloração profundamente negra, com suas emoções extremas sendo a raiz de seu desenvolvimento, e embora contasse inicialmente apenas com diferentes manifestações parciais, poderosas o bastante para suportar uma barragem de ataques com extremamente poderosos com altíssima capacidade destrutiva, Izaya logo foi capaz de completar o corpo de seu guerreiro espectral, e alcançar sua forma blindada ao revesti-lo com uma armadura distorcida e quase impenetrável, dando-lhe uma aparência extremamente sombria, bem como materializar armas para serem empunhadas por ele, como o Yasaka Magatama, uma gigantesca Kama capaz de dividir montanhas inteiras e desmembrar uma Besta com Cauda, além da lendária Espada de Totsuka – uma espada etérea com a capacidade de selar qualquer pessoa que perfurasse em sua cabaça – e o Espelho de Yata – um escudo que foi dito ser capaz de refletir qualquer ataque, alterando a sua natureza de chakra para contrabalançar um ataque, que quando usadas em conjunto, tornam o Susanoo de Izaya essencialmente invencível.

Símbolo Mangekyo Sharingan Eterno (Filipe)

O Mangekyō Sharingan Eterno de Izaya

Após a recuperação do transplante dos olhos de seu pai, o estágio final de seu Susanoo sofreu uma mudança drástica, com as mãos ficando semelhantes a escamas, um capuz semelhante a um bico e um arco maior, com uma composição ainda mais parecida com um escudo, dando-lhe uma aparência mais intimidadora no geral. Com a experiência que adquirida em meio a suas inúmeras batalhas, Izaya adquiriu domínio total sobre seu Mangekyō Sharingan, desprendendo-se da necessidade de tê-lo ativado para manifestar seu Susanoo, que foi completamente estabilizado, e agora pode ser invocado em sua forma corporal completa, posteriormente, elevando-o até sua forma perfeita ao revesti-lo com uma armadura virtualmente impenetrável, resistente o bastante para suportar uma Bola da Besta com Cauda contendo Senjutsu. Enquanto neste estado, os poderes do Susanoo de Izaya se estendem á níveis inimagináveis, suficientes para enfrentar e subjugar todas as Bestas com Caudas simultaneamente, além de adquirir um par secundário de armas, constituído por katanas embainhadas, com as quais ele foi capaz de facilmente varrer completamente gigantescas cadeias de montanhas, e até mesmo, fatiar facilmente os satélites formados pelo Chibaku Tensei, apenas com a pressão do ar criada a partir do seu balanço. Tamanho é o poder deste guerreiro espectral, que Izaya nunca encontrou alguém que fosse capaz de sobreviver para vê-lo uma segunda vez.

Após ter descoberto a localização do laboratório subterrâneo de Kuretsa, Izaya descobriu suas pesquisas sobre o Mangekyō Sharingan Eterno e suas desumanas experiências em seres humanos, que causaram a morte de todos, Izaya apropriou-se dos olhos das cobaias bem sucedidas e os transplantou em seus corvos como forma de preserva-los, e fazendo uso da Habilidade de Regeneração que adquiriu após o transplante dos órgãos de sua antiga sensei, passou a substituir globos oculares específicos por seus próprios em certas ocasiões, posteriormente, com seu corpo acostumando-se com as constantes remoções e reposições dos olhos, Izaya desenvolveu domínio completo e passou a usufruir de diversas habilidades únicas e extremamente poderosas, como: Tsukuyomi, um genjutsu que prendia a mente do oponente em um mundo ilusório, alterando sua percepção de tempo para fazer segundos de tortura parecem dias; Kotoamatsukami, notada como um genjutsu do mais alto calibre, que permite entrar na mente de uma pessoa e manipulá-la completamente, dando a falsas ideias e experiências, fazendo parecer como se estivessem fazendo coisas em sua própria vontade; Amaterasu e Kagutsuchi, que permitem a criação e manipulação de inextinguíveis e insaciáveis chamas negras, capazes de reduzir um alvo a cinzas e queimar durante dias; bem como o Kamui, que concedem acesso dimensão alternativa, para onde podem ser enviados e trazidos os alvos desejados, com uma versão de longo alcance, que cria uma barreira espacial em qualquer lugar no campo de visão de Izaya, que se distorce e transporta tudo dentro para outra dimensão, e uma versão de curto alcance, que permite o teletransporte ao absorver-se para a dimensão especial, e de lá viajar instantaneamente para qualquer lugar do mundo, e a intangibilidade, uma aplicação mais especializada do teletransporte, onde ele envia apenas as partes do seu corpo para a outra dimensão para que atinja uma forma etérea e completamente intocável.

Além disso, ao remover seu próprio Mangekyō Sharingan Eterno para a inserção outros, Izaya pode afetar os poderes de seu Susanoo, uma vez que as armas originalmente materializadas por este, também podem também podem ser alteradas, como forma de complementar as habilidades nativas dos olhos que foram transplantados, como por exemplo, enquanto utilizando os poderes do Amaterasu e do Kagutsuchi, o Susanoo de Izaya manifesta um arco para sua mão esquerda e uma esfera de chakra ou chamas negras para sua mão direita, a partir da qual são criadas espadas capazes de facilmente cortar as caudas de uma Besta com Cauda, flechas tão velozes que somente foi possível evita-las com os reflexos apurados cedidos pelo Modo Sábio ou enviando-as para outra dimensão, e magatamas de Amaterasu capazes de incinerar completamente tudo com que entrarem em contado, bem como, enquanto utiliza os poderes do Kamui, são manifestadas shuriken com o formado do Mangekyō Sharingan, capazes de deformar um alvo e imediatamente teletransporta-lo para a Dimensão do Kamui.

Rinnegan

Símbolo Rinnegan Nove Tomoe

O Rinnegan Supremo de Izaya

Depois de receber o Chakra dos Seis Caminhos, o Sharingan esquerdo de Izaya evoluiu para um Rinnegan, que ao contrário dos outros usuários do dōjutsu, possui um estado secundário, adquirindo nove tomoe em torno do olho, assim como o Rinne Sharingan, fazendo com seu Rinnegan seja muitas vezes chamado de "Rinnegan Supremo" (至高の輪廻眼, Shikō no Rinnegan). Tal como um verdadeiro portador destes olhos, Izaya pode desativa-lo quando desejar, e embora manifeste-se de maneira singular, em apenas um de seus olhos, seu poder ainda está a par e até supera o de uma variante dupla.

Mesmo logo após desperta-lo, Izaya já fazia um uso magistral de seus poderes, ainda que tivesse de lidar com diversas limitações, como por exemplo, um consumo excessivo de chakra enquanto o Rinnegan estava ativo, que impedia que sua potência máxima fosse mantida durante longos períodos de tempo, simbolizado pela perda de tomoe que acontecia gradativamente enquanto o olho estava ativo, exigindo, em casos de exaustão extrema, que Izaya fechasse seu olho esquerdo para restaurar seus poderes e evitar a drenagem de chakra, assim, afetando também seu Mangekyō Sharingan, ainda que pudesse acessar habilidades mais básicas, como a drenagem de chakra, mesmo com o olho fechado. Posteriormente, Izaya conquistou domínio total sobre este dōjutsu, livrando-se de todas essas limitações, podendo utilizar o Rinnegan e suas capacitações por períodos quase ilimitados de tempo, um número indeterminado de vezes, sem sofrer com danos ou efeitos colaterais.

O Rinnegan de Izaya também pode acessar os poderes de seu Sharingan esquerdo, como a previsão de movimentos do oponente, o uso do Amaterasu e Susanoo, e a capacidade de lançar um genjutsu poderoso o suficiente para suficiente para controlar todas as nove bestas com cauda de uma só vez. Além de poder criar receptores de chakra por todo o seu corpo para fins complementares, — bem como tocar livremente nos criados que foram criados por outros usuários do Rinnegan sem sofrer seus efeitos colaterais — e projetar uma sombra invisível corporal para ajuda-lo na batalha, capaz de derrubar todas as nove bestas com cauda com apenas um ataque, ainda que após um determinado período de tempo, ela retorne automaticamente para o corpo do Izaya, ficando temporariamente inutilizável, bem como pode ver claramente as sombras criadas por outros usuários do dōjutsu, que de qualquer outra maneira seriam indetectáveis. Seu Rinnegan também lhe concede uma habilidade única, que permite que ele teletransporte-se, desloque alvos próximos, ou troque de lugar com objetos dentro de um alcance limitado, mas apenas um determinado número de vezes antes de precisar recarregar, durante o qual ele só pode se teletransportar em pequenas distâncias, notado quando o seu Rinnegan perdeu seus nove tomoe.

Depois de dominar completamente o poder desse dōjutsu, Izaya foi capaz de aumentar o número de sombras que consegue convocar, e o tempo que elas podem se manter longe de seu corpo, sendo que agora ele pode invocar quatro reflexos de outra dimensão, e mantê-los em batalha por períodos indeterminados de tempo, sem a necessidade de retornarem a seu corpo, assim como, aumentou drasticamente o alcance de seu teletransporte, abrangendo distâncias muito maiores, podendo até mesmo, utiliza-lo para transitar entre as dimensões, que deveriam ser acessadas apenas por seus portadores originais, além de conseguir trocar a si mesmo e outros alvos de lugar dentro de uma distância ilimitada, sem e necessidade de recarregar seu Rinnegan, usando essa habilidade à vontade. Mas não apenas isso, visto que um vasto acervo de habilidades também foi adquirido por Izaya após obter o domínio sobre seu novo poder, como: absorção de chakra puro ou qualquer ninjutsu, simultaneamente com a realização de outras técnicas; remoção da alma de um indivíduo, matando-o instantaneamente e adquirindo todos as suas memórias e conhecimento; controle sobre o Rei do Inferno, capaz reparar qualquer ferimento sofrido e realizar um interrogatório perfeito, aonde aqueles que mentirem tem suas almas imediatamente consumidas; materialização de uma armadura biomecânica com inúmeras aplicações em batalha; ressuscitação os mortos ou trazer apenas suas almas da Terra Pura; criação correntes de chakra capazes de restringir alvos tão poderosos quando todas as nove bestas com cauda; e a manipulação completa da gravidade, permitindo o uso de forças atrativas e repulsivas, a convocação de meteoros da atmosfera até a terra, e a criação de um único ou diversos satélites, que podem ser formados tendo como núcleo, um objeto da escolha de Izaya, que pode restringir os movimentos e selar seres tão poderosos quando uma besta com cauda através destes satélites.

Modificações Corporais

Após seu triunfo na batalha contra Kuretsa Chinoike, Izaya, que sofreu danos irreparáveis e teve diversas partes de seu corpo completamente destruídas durante o combate, recebeu um transplante dos órgãos internos de sua ex-sensei como uma último recurso dos médicos que o encontraram para salvar-lhe a vida. Graças as inúmeras experiências e modificações realizadas por Kuretsa em si mesma, o corpo de Izaya passou por diversas alterações após o término do procedimento, como a assimilação do chakra de sua antiga mestra em suas próprias reservas; uma drástica ampliação de todas as suas capacidades físicas, como força, velocidade, durabilidade e resistência; desenvolvimento de uma imunidade à maioria das formas de vírus, bactérias, fungos, drogas e toxinas existentes; bem como, adquiriu a marcante capacidade de curar-se de quase qualquer ferida, mesmo sem o uso de selos manuais, e assim como sua sensei, teve seu sangue transformado em um veneno neurotóxico de propriedades alucinógenas, cujo uma única gota, causará uma morte rápida, porém extremamente dolorosa quando entra no corpo da vítima.

Ketsuryūgan

Após a cirurgia de implantação dos órgãos de Kuretsa, Izaya também herdou o dōjutsu de sua linhagem sanguínea, o Ketsuryūgan, e com ele, uma vasta gama de novas habilidades oculares, tais como a capacidade de projetar um genjutsu exclusivo, que permite ao usuário ler movimentos de outras pessoas, desmaiá-las, ou até mesmo suas ler mentes, de poder e maneira semelhante aos do Sharingan do clã Uchiha. Bem como uma Armadilha de Genjutsu na mente de seu alvo, impedindo que invasores consigam ler sua memória por meio de alguma técnica mental ou ocular.

A manipulação de sangue, característica desse dōjutsu, também se tornou acessível a Izaya, e através dela, ele é capaz de criar um dragão de oito cabeças, com poder destrutivo enorme, suficiente para combater efetivamente, outro usuário do Susanoo Perfeito, ou homens bomba, que explodem ao serem feridos ou terem seus sangues expostos. Posteriormente, Izaya dominou as técnicas que se tornaram a marca registrada de sua sensei, fazer uso de seu próprio sangue para criar qualquer tipo de estrutura, como tentáculos extremamente afiados em suas costas, podendo perfurar com relativa facilidade, e estrutura de um Susanoo incompleto. um par de asas em suas omoplatas, que podem ser usadas defensivamente, para um voo limitado, ou disparar pequenos projéteis em sequência, bem como um par gigante de caldas de centopeia e um braço desproporcional, com os quais, ele foi capaz de combater efetivamente, seis Jinchuriki simultaneamente, ainda quando estes estavam em suas segundas transformações

Logo após despertar de sua cirurgia e descobrir de quem eram os órgãos que foram implantados em si, Izaya desenvolveu mais uma vez, um gravíssimo transtorno de dupla personalidade, que o levou a alucinações frequentes envolvendo o Kuretsa e suas infindáveis tentativas de dominar sua mente e tomar o controle do corpo de seu corpo, de modo que Izaya apenas podia acessar o dōjutsu de sua ex-sensei quando ela "estava no controle". Entretanto, livrando-se de seus transtornos, Izaya aprisionou Kuretsa em seu subconsciente, impedindo qualquer investida por parte dela com o intuito de possuir seu corpo, e passando a se aproveitar de sua presença, adquirindo domínio total sobre seus novos poderes.Ainda assim, a drástica diferença entre o Ketsuryūgan e o suas habilidades oculares natas, impeça que sejam "combinados" de alguma maneira, e/ou usados simultaneamente, exigindo que Izaya alterne entre seus poderes oculares, algo que ele passou a realizar de maneira extremamente fácil e rápida.

Inteligência

Desde a tenra idade, Izaya mostrou repetidamente instintos afiadíssimos e capacidade de tomar decisões muito rápidas, sendo considerado por muitos como um gênio. Ele sempre se mostrou capaz de aprender facilmente várias técnicas avançadas, após vê-las sendo executadas apenas uma única vez, ou utilizar as mais básicas para manobras astutas, e, devido a isso, Izaya já destacava-se antes mesmo de se formar na Academia. É um estrategista hábil e tático, enquanto em batalha, observando as habilidades de seu oponente e deduzindo seu funcionamento com facilidade e precisão. Mantendo-se calmo e composto, ele escolhe meios mais eficazes para combatê-lo, com uma resolução que lhe permite definir as estratégias em que ele exija ficar ferido, a fim de derrotar o inimigo, mostrando uma enorme resistência e força de vontade por fim. Da mesma forma, ele pode desenvolver muitas técnicas poderosas por conta própria, baseadas ou não em alguma técnica que ele aprendeu com outros, ou mesmo usar suas técnicas como preparações para outras em maior escala. Até os shinobi extremamente inteligentes e hábeis da Central de Inteligência de Konoha notaram suas impressionantes habilidades analíticas. Também, sendo um líder muito capaz, a ponto de formar uma equipe de ninjas específicos e instruí-los durante batalhas contra inimigos com um grau de ameaça altíssimo.

Devido a seu período em cativeiro, sendo exposto às torturas extremas ao lado de muitos outros shinobi de Konoha, Izaya desenvolveu um profundo conhecimento e interesse sobre a anatomia humana, fazendo com que ele se dedicasse e estudos para ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto, e isso lhe rendeu um conhecimento a nível cirúrgico sobre o corpo humano, distinguindo com extrema precisão cada componente dele, e suas funções no organismo. Ele adquire uma grande vantagem em batalha, com este conhecimento, golpeando habilmente pontos-chaves sobre o corpo de seus inimigos, para matá-los, incapacitá-los, e inibir seus movimentos ou fluxo de chakra.

No período onde esteve recluso, Izaya também adquiriu informações e gosto pelo funcionamento da mente humana, aprendendo de maneira extensiva suas reações aos mais diversos tipos de situação. Depois de resgatado, ele ampliou ainda mais seus conhecimentos nesta área, o que lhe tornou um gênio em psicologia e psiquiatria, podendo prever as ações das pessoas, com uma exatidão de até 95%. Apesar disso, ele alega amar a humanidade, mesmo seu real objeto atrativo sendo a imprevisibilidade de seu próprio comportamento e, devido a isso, desfrutar de submissão às pessoas a um grande sofrimento misturado com momentos felizes, apenas como forma de testá-los. Os seus conhecimentos eleva-o em comparação com seus companheiros e oponentes, muitas vezes, enganando-os a fim de baixar suas guardar e, disponibilizar a mecânica por trás de suas técnicas. Essas características somadas a sua extrema perícia em genjutsu, o tornam a pessoa ideal para realizar um interrogatório, pois ele pode causar uma tortura extrema em alguém, tanto física como psicologicamente. Atacando a mente do indivíduo, ele pode assumir controle sobre seu espírito, se tornando capaz de tirar totalmente a sanidade do mesmo, mesmo que não o faça mal de alguma forma.

Curiosidades

  • Seu nome é a abreviação de Izayasho (イザヤうちは) que significa Isaías, um profeta.
  • De acordo com o databook(s):
    • Os passatempos de Izaya são sentar-se em um local movimentando e observar o comportamento das pessoas ao redor, realizando seus experimentos com elas em certos casos.
    • Izaya deseja lutar contra o Alto Escalão de Konoha e contra todos os Kage.
    • A comida favorita de Izaya é atum, e todos os alimentos com gosto amargo, enquanto as que ele menos gosta são nattō, ou alimentos em conserva.
    • Izaya completou completou 441 missões oficiais no total: 60 rank D, 178 rank C, 149 rank B, 51 rank A, 3 rank S.
    • A frase favorita de Izaya é "É um absurdo separar as pessoas em boas ou más. Pessoas se distinguem por serem encantadoras ou tediosas." (善人と悪人を分けるのはよくないだ。人々は、利己的または魅力的なことができる, Zennin to akunin o wakeru no wa yokunaida. Hitobito wa, rikoteki mata wa miryokutekina koto ga dekiru.).